.

VI SAICC - 2016

De 3 a 7 de Outubro

Centro de Ciências Computacionais - FURG, Rio Grande, RS

.

Dia 03 de Outubro

Hora

Atividade

Descrição

8:00

Credenciamento

-

9:30

Cerimônia de abertura

-

10:00

Coffee Break

-

10:30

As Fábricas Inteligentes do Futuro

Alexandre Balestrin Corrêa

    Neste encontro abordaremos um assunto muito interessante: como serão as fábricas do futuro? Como podemos nos preparar para fazer parte dessa nova onda de automação, internet das coisas e colocar “ordem no caos”? Veremos como a Indústria 4.0 e novas tecnologias estão norteando os novos projetos de manufatura.

12:00

Intervalo para almoço

-

13:30

Jogos Computacionais e suas aplicações

Diana F. Adamatti

Mauro Barbat

Renan Luz

Vinicius Martins

Nitchele Gama

Nilo Dutra

    Nessa palestra, serão apresentados conceitos de jogos computacionais, dando ênfase aos jogos sérios, muito utilizados com intuito de aprendizagem. Projetos desenvolvidos pelo grupo do C3 serão apresentados.

15:00

Projeto de Software para Nuvem, como rodar aplicações em ambientes distribuídos

Sidnei Jr. Pereira

    O conceito de computação em nuvem é uma generalização para computadores e aplicativos que são executados remotamente e acessados pela Internet. Na computação em nuvem, as aplicações são executadas em datacenters. Nesse encontro vamos abordar os fundamentos da infraestrutura como serviço e quais os benefícios de ter um ambiente virtual que é padronizado e automatizado e que pode ser facilmente consumível por diferentes dispositivos.

16:30

Coffee Break

-

17:00

Introdução ao Oracle Commerce

Renan Bottero

Robledo Castro

    Uma breve apresentação do Oracle Commerce, suas ferramentas e possíveis aplicações da tecnologia.

Dia 04 de Outubro

Hora

Atividade

Descrição

9:00

Os Desafios em Desenvolver Software com Equipes Distribuídas

Alan Ricardo dos Santos

    Atualmente empresas estão reestruturando seus departamentos de TI para extender operações utilizando centros de desenvolvimento de software geograficamente distribuidos.
    Esta apresentação aborda os principais aspectos e desafios para profissionais que trabalham ou que pretendem trabalhar com times distribuídos de forma a racionalizar o processo de desenvolvimento para suas equipes.

10:10

Coffee Break

-

10:30

Inteligência Artificial na Industria

Pedro Ballester

    Com foco em deep learning, a palestra irá divulgar as técnicas utilizadas pelas grandes empresas, como goole e facebook. Além disso, irá discutir a possível evolução do mercado e o surgimento de novas empresas focadas na área.

12:00

Intervalo para almoço

-

14:00

Alternativas de Investimentos – Gestão de Viabilidade Técnico-Econômica

Denalize Goulart

    A missão é informar o estudante da necessidade de se atentar para a importância, de além da busca pela excelência na parte técnica, da apresentação/realização da análise de Viabilidade Econômico-Financeira do seu projeto.

15:00

Testes de Software: importância para a vida e para a tecnologia. Introdução e caminhos para automatizar seus testes

Aline Zanin

    Nesta palestra será apresentada uma introdução aos testes de software e será destacada a importância da valorização deste importante segmento nas empresas de tecnológica.
    A partir disso serão apresentados os principais conceitos necessários para quem está iniciando no segmento de testes de software e ainda será introduzida a automação de testes funcionais de software através da exploração de uma ferramenta de automação.

16:30

Coffee Break

-

17:00

Mobilidade Corporativa -
Conectando Negócios com Inovação

Daniel Wildt

    Nesta conversa será apresentado os diversos desafios na entrega de valor através da mobilidade, considerando o desenvolvimento de projetos, produtos e a busca por inovação,considerando diferentes contextos que as empresas enfrentam, como o mercado de mobilidade vem se moldando e projeções.

Dia 05 de Outubro

Hora

Atividade

Descrição

8:00

Energias Renováveis

Letieri Rodrigues de Ávila

    Matriz energética brasileira. Abordagem de temas introdutórios às energias renováveis. Exploração das energias solar e eólica. Microgeração. Conceitos técnicos para análise e dimensionamento de sistemas de geração distribuída.

12:00

Intervalo para almoço

-

13:30

Empreendedorismo com Ênfase em Tecnologia

    O objetivo do workshop é fomentar o empreendedorismo através de uma abordagem diferente de apresentações, acontecendo em 2 etapas:
    - Apresentação dos palestrantes utilizando o formato Ignite Talk, 20 slides com duração de 15 segundos cada - totalizando 5 minutos - em que cada palestrante irá falar um pouco de si;
    - Debate no estilo mesa-redonda, em que os palestrantes e os estudantes discutirão sobre o tema ""Empreendedorismo utilizando tecnologia"", em que haverão trocas de experiências e dicas com todo o público.

Dia 06 de Outubro

Hora

Atividade

Descrição

8:00

Desenvolvimento de Sistemas Seguros - Protocolos Criptográficos

Luiz Carlos Zancanella Junior

    Apresentar técnicas focadas ao desenvolvimento de sistemas seguros através da modelagem de protocolos para segurança da informação
    Serão abordados conceitos como: Conceitos básicos de segurança da informação; Técnicas de criptografia e distribuição de chaves; Técnicas de assinatura digital,soluções e algoritmos; Semântica de modelagem de protocolos; Modelagem e formalização de protocolos criptográficos.

8:00

Minicurso de Arduino para iniciantes

Fernando da Fonseca Schneider

    Neste minicurso será apresentada uma breve introdução sobre a placa de aquisição e emissão de dados Arduino, para que foi feita e onde pode ser utilizada.
    Logo após, serão explicados os seus comandos, demonstrando suas aplicações através de diversas atividades práticas.

8:00

Fundamentos de HTML + CSS

Fernando Pereira de Toledo

    O minicurso irá abordar conceitos e fundamentos de HTML, que é uma linguagem de marcação utilizada na construção de páginas na Web, e Cascading Style Sheets (CSS, que é uma linguagem de folhas de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação).

8:00

Comandos básicos com o QC

Elinton Ernani

    O QC é um software ECAD para modificação e criação de projetos de sistemas elétricos. Baseado no padrão DWG, integra-se totalmente com sistemas CAD 3D, sistemas de gestão corporativa e de gerenciamento de documentação.

8:00

Minicurso MongoDB

Ismael Altenhofen

-

12:00

Intervalo para almoço

-

13:30

SCADA: Fundamentos e Hands On

Carlos Rodrigues Rocha

    Sistemas SCADA são essenciais na indústria, para supervisão e operação de plantas, bem como para coletar dados que possam ser usados estrategicamente pelas empresas. Outras áreas acabaram por se apropriar desses sistemas, como a automação predial, a geração e distribuição de energia e supervisão de malhas de sistemas de transporte.
    O minicurso pretende apresentar esses sistemas, suas características e aplicações, complementando com um exercício prático de criação de um supervisório, através do uso do software Elipse E3 e da plataforma de prototipação Arduino.

13:30

Comandos básicos com o QC

Elinton Ernani

    O QC é um software ECAD para modificação e criação de projetos de sistemas elétricos. Baseado no padrão DWG, integra-se totalmente com sistemas CAD 3D, sistemas de gestão corporativa e de gerenciamento de documentação.

13:30

Minicurso de Rails

Victor Antoniazzi

    Vamos passar o uma introdução do rails, comandos básicos e a ideologia de um framework sem configurações. A importancia de testes e TDD. Vamos criar um produto do inicio ao final usando XP e Scrum.
    Requisitos básicos: Programação para web.

18:00

Showmatch League of Legends

Atlética de E-Sports

    

.

Dia 07 de Outubro

Hora

Atividade

Descrição

9:00

Metodologias ágeis, entenda o seu cliente, corte o escopo e entregue o necessário

Victor Antoniazzi

    Metodologias ágeis, o manifesto ágil e os princípios esseciais. Entenda o seu cliente e corte o escopo. Crie um plano de trabalho e consiga entregar um projeto com sucesso através do aprendizado contínuo. Saiba absorver a melhor parte de uma retrospectiva ágil. Entenda como a HE:labs com mais de 50 funcionários trabalhando remotamente fez para entregar mais de 300 projetos de software. Entenda o papel de um engenheiro de software e aprenda como lidar com o cliente.

10:10

Coffee Break

-

10:30

Dell Technologies - A Nova Dell, o contexto de trabalho em uma multinacional líder de tecnologia e as oportunidades para novos talentos

Rodrigo da Silva Saad

    O palestrante irá abordar a recente fusão entre Dell e EMC, concluída em 7 de Setembro, a qual originou a nova Companhia Dell Technologies.
    Também apresentará como é a dinâmica de trabalho em uma multinacional de tecnologia, valorizando os diferenciais da Dell para desenvolvimento de carreira e os pontos críticos a serem observados por quem busca fazer parte do Time Dell e ser bem sucedido em seus resultados profissionais.

12:00

Intervalo para almoço

-

13:30

Hotelflow - Ambiente de produção e monitoramento

Eduardo Silva

    O hotelflow é um sistema WEB para gerenciamento de hotéis e pousadas. O nosso objetivo é fornecer uma ferramenta moderna, fácil de usar e robusta. Nesta conversa, irei abordar superficialmente alguns conceitos técnicos voltados a principalmente para a infraestrutura utilizada na disponibilização do serviço.
- Arquitetura do serviço
Escrever o código é apenas o começo, disponibilizar a aplicação em um formato seguro e que permita escalonar para atender um número crescente de acessos simultâneos, exige planejamento. Principais serviços e aplicativos envolvidos: Cloudflare, nginx e gunicorn
- Infraestrutura imutável
Uma introdução ao conceito, vantagens e desvantagens. Ansible para atualizar configurações ou adicionar novas máquinas ao cluster
- Monitoramento de erros, performance e disponibilidade
Fato: Você vai errar! Mais cedo ou mais tarde, um bug vai aparecer, o serviço vai ficar lento ou algo vai parar de funcionar. Como você vai lidar com isso? Resolvendo problemas antes que afetem a maioria dos clientes
- Erros Frontend/backend: Javascript quebrou? A aplicação tentou dividir algo por zero? Reunindo pistas e coletando informações úteis
- Performance: Conceito do índice apdex, monitoramento de performance no carregamento de páginas do lado do cliente
- Monitoramento de saúde e disponibilidade dos servidores.

15:00

A IMPORTANCIA das ADEQUAÇÕES das NR – Normas Regulamentadoras nas Empresas

Marco A. S. Brito

    Apresentar as NR's – Normas Regulamentadoras vigentes no Brasil, sua classificação baseada em categorias de riscos, com ênfase nas NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, destacando a importância de suas aplicações nas atividades empresariais.

16:30

Coffee Break

-

17:00

Da FURG para a Indústria Aeronáutica

Felipe Castro da Silva

-

18:30

Coquetel de encerramento

-

.