.

VII SAICC - 2017

De 28 de Outubro a 01 de Setembro

Centro de Ciências Computacionais - FURG, Rio Grande, RS

.

Alan Ricardo dos Santos

    Profissional com 16 anos de experiência em TI. Atua como Gerente de Projetos. Doutor em Ciência da Computação pela PUCRS. Sólida experiência em Gerenciamento de Projetos e programas globalmente distribuídos em diferentes países. Sólidos conhecimentos na metodologia PMI e agile/SCRUM, certificado como PMP e CSM.
    Possui experiência como instrutor e coach em gerenciamento de projetos. Sólida experiência como Coordenador de Sistemas e Analista de Sistemas no desenvolvimento, implantação, integração e manutenção de sistemas de informação

Alexandre Balestrin Corrêa

    Bacharel em Informática (PUCRS), pós-graduado em Gestão Empresarial com ênfase em Gestão de Pessoas| (ESPM). Ocupa, desde 2002, o cargo de Diretor de Desenvolvimento na Elipse Software, acumulando 24 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas SCADA e móveis para a indústria.

Aline Zanin

    Mestre em ciência da Computação pela PUCRS, Especialista em Qualidade de Software pela Unisinos, Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UPF. Possui experiência no mercado de trabalho, atuando como desenvolvedor de sistemas e analista de qualidade.
    Atuou em projetos nas áreas de saúde, educação, telecomunicação e comercio eletrônico. Atualmente é estudante de doutorado na PUCRS e pesquisador no Centro de Pesquisas em Engenharia de Sistemas (PUCRS/DELL) tendo como linha de pesquisa qualidade de software e métodos ágeis.

Carlos Rodrigues Rocha

    Doutor em Engenharia Mecânica(2012) e Mestre em Engenharia Elétrica(2001), ambos pela UFSC, Graduado em Engenharia Mecânica pela FURG(1997) e em Licenciatura Plena Para Ensino Profissionalizante pelo CEFET-PR(1995). Técnico em Processamento de Dados (1989) e em Eletrotécnica(1986) pelo CTI-FURG, atual IFRS-Rio Grande.
    Atua como docente no IFRS-Rio Grande há 25 anos (desde os tempos do CTI-FURG), na área de informática e atualmente no curso de Automação Industrial. Além disso, colabora com coorientações no PPGMC-FURG. Pesquisa na área de sistemas industriais (SCADA, em particular) e robótica (modelagem por helicoides, sistemas cooperativos e robôs subaquáticos).

Daniel Wildt

    Trabalha com desenvolvimento de Software desde os 17 anos de idade. É graduado pela PUC-RS, onde cursou Informática de 1996-1999. No mercado de mobilidade, iniciou atuação em 2001 de forma inovadora, trazendo soluções mobile para Celulares. Em 2002 inicia jornada empresarial, com empresas de consultoria e treinamento em Tecnologia e Gestão. Um dos pioneiros em Metodologias Ágeis, atuando com o assunto desde 2003. Colaborador e criador de diversas comunidades de prática no RS. Desde 2009 a frente de áreas como Tecnologia, InfraEstrutura, Operação e Cultura da uMov.me.
    Desde 2011 atuando em treinamentos e mentoria sobre gestão, empreendedorismo, produtividade, design thinking e desenvolvimento de software com a Wildtech. Escreve e compartilha conhecimento no blog http://danielwildt.com.

Denalize Goulart

    Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). Mestre em Educação pela PUCRS, na linha de Fundamentos, Políticas e Pratica na Educação, e Especialista em Cómércio Exterior e Estudos Internacionais. Atualmente atuando na área de Fusões e Aquisições de Empresas (M&A) e elaboração de relatórios de análise de mercados e docente das cadeiras de Economia e Mercado e Matemática Financeira em curso de nível técnico de Administração, Contabilidade e Transação Imobiliária.

Eduardo Silva

Consultor em soluções Open Source, segurança e redes. Motivado por desafios e novas tecnologias. Fundador da Comunidade Brasileira de Endian Firewall

Experiência profissional
- Intranetworks - Soluções Corporativas - Sisnema
- SATCOM - Comunicações Satélite, Lda
- eth0 - Soluções Online

Felipe Castro da Silva

2006 - 2009
Mestrado em Computação Aplicada.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Título: Implementação e Avaliação de Métodos de Fusão para Geração de Imagens Coloridas de Alta Resolução
Orientador: Leila Maria Garcia Fonseca.

2001 - 2005
Graduação em Engenharia de Computação.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Um Sistema Computacional para Extração de Características Faciais.
Orientador: Prof Ms. Alessandro de Lima Bicho.

1997 - 1999
Curso técnico/profissionalizante em Processamento de Dados.
Colégio Técnico Industrial, CTI, Brasil.

- Experiência
10 anos de experiência na indústria aeronáutica

Fernando da Fonseca Schneider

    Técnico em Automação Industrial, pelo IFRS - Campus Rio Grande. Graduando no curso de Engenharia de automação da FURG
    Bolsista na CNPq: De 02/2013 à 02/2014, no projeto "Acompanhamento no processo de recobrimento de partículas com quitosana em leito de jorro através de medidas de flutuação de pressão".
    Estagiário no IFRS - Campus Rio Grande: 200 horas de estágio obrigatório nos laboratórios do Campus distribuidas ao longo de 2014.
    Bolsista no SEaD da FURG: De 05/2015 à 07/2015, no núcleo do vídeo, trabalhando com Webconferências.
    Bolsista na CAPES: De 02/2016 até atualmente, trabalhando no NAUTEC, diretamente no projeto OCELUS.

Fernando Pereira de Toledo

    Mestrando em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pós-graduado em Engenharia de Software Centrada em Métodos Ágeis pelo Centro Universitário Una. Bacharel em Engenharia de Computação pela FACIT (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Montes Claros).
    Trabalhou na Engetron Engenharia Eletrônica Indústria e Comércio Ltda como analista de desenvolvimento de software por aproximadamente três anos. Atuou como monitor de física 1, fisica 2 e fisica 3 na FACIT durante um período de dois anos. Foi bolsista em projeto de iniciação científica pela FAPEMIG. Foi estagiário na empresa BTS Soluções Biotecnológicas, atuando como desenvolvedor de software.

Letieri Rodrigues de Ávila

    Técnico em Eletrônica pelo IFSUL, Técnico em Eletrotécnica pelo IFRS, Graduado em Engenharia de Automação pela FURG, Mestrando em Engenharia de Computação pela FURG, Professor do Curso Técnico em Eletrotécnica no IFRS - Campus Rio Grande, experiência de mais de 10 anos na área de distribuição de energia elétrica. Atualmente trabalha em sua dissertação na Análise de Incertezas na Geração Eólica com um aerogerador de 3kW instalado na FURG através de uma parceria com a UFSM. Tem interesse por energia solar e estudos com smart grids.

Luiz Carlos Zancanella Junior

    Bacharel em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(PUCRS) e Diretor de TI da Safeweb desde 2004.

Marco A. S. Brito

    Engenheiro de Segurança do Trabalho e Mecânico de Máquinas e Ferramentas, Bacharel em Administração, Técnico Mecânico, Pós-graduação Administração de Materiais na FGV-SP e O& M na FAAP. Certificações internacionaisCMSE® - Certified Machinery Safety Expert TÜV NORD, ICML - Machinery Lubricant Analyst - MLA II e Machinery Lubricant Technician MLT I, ABENDI SNQC EX-001 [Atmosfera Explosiva].
    Ex-professor titular das disciplinas Manutenção e Montagem na ETI Lauro Gomes, Graduação Engenharia Mecânica - UFPE Recife – PE Construção de Máquinas , Pôs Graduação Engenharia de Segurança de Sistemas nas Universidades Valeparaibana de Ensino- S. José dos Campos -SP e Sta. Cecilia - Santos , Master Trainee PNL, Fundador , Conselheiro e ex-Diretor das Associações ABRAMAN , ABS, ABENDI ; membro da ABRACEM, ABRAMAN, ABENDI, Membership ASME, STAB, QSP, Rotary Club, SMRP. Atual Representante Regional Nordeste da ABENDI (AL+PE+PB + PI) e Diretor da TEROTEC Soluções Proativas Ltda. Ministras cursos IN Company, na ABM, ABRAMAN, palestras, mesas redondas em congressos, Universidades, Seminários, Work Shop. Consultor com mais de 40 anos de experiência em Gestão da Manutenção e Ativos Físicos, Gestão de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Técnicas de Avaliação de Riscos, Auditor Líder da ISO 9000:2008, análise de falhas, Perícias Técnicas, Implantações das NR's do MTE 12, 13, 20, 26, 33, 35, laudos técnicos para licenças operacionais.

Renan Bottero

    Técnico em Eletrotécnica - IFRS – Campus Rio Grande
    Técnico em Automação Industrial – IFRS – Campus Rio Grande
    Intercambista Santander Universidades/Erasmus Mundus – Universidade do Minho
    Graduando em Bacharelado em Sistemas de Informação - FURG

Robledo Castro

    Bacharel em Sistemas de Informação - FURG
    Técnico em Informática - CTI/FURG

Rodrigo da Silva Saad

    Formado em Análise de Sistemas, com Pos-Graduação em Ciência da Computação e MBA em Gestão Empresarial. Atua na Dell desde 2000 onde ingressou como prestador de serviço, vindo a ser efetivado em 2001 como Líder de desenvolvimento de Software. Em sua carreira na Dell, passou por cargos como Arquiteto de Software, Engenheiro de Performance, Gerente de Testes de Performarce, Gerente de Testes de Software e Consultor em Tecnologia, tendo recentemente assumido como Gerente Sênior de Tecnologia para área de Sistemas de Atendimento a Cliente e Suporte técnico. Rodrigo também foi professor do curso de Análise de Sistemas na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS de 2007 a 2015.

Sidnei Jr. Pereira

    Empreendedor na área de TI com atividade profissional no mercado há mais de 14 anos. Experiência técnica em computação com formação acadêmica em administração, análise de sistemas e gerenciamento de projetos. Participou na liderança de projetos e atividades de consultoria em processos de TI para empresas de diversos setores. Atualmente é Gestor de Projetos na startup DevOpers, uma empresa especializada em serviços de datacenter do grupo Vetorial e é aluno de Mestrado em Eng. de Computação da FURG, com interesse em pesquisas envolvendo computação flexiva, lógica fuzzy e gerenciamento de informações.

Victor Antoniazzi

    Graduado em análise e desenvolvimento de sistema na UCPel, Pós graduado em Engenharia de Software pelo IGTI, Cursando mestrado em Ciência da computação na UFPel com ênfase em processamento paralelo e distribuído.
    Atualmente trabalha como engenheiro de software na HE:labs, já trabalhou em outras empresas no Brasil e no exterior. Focado em compiladores e interpretadores, já criou uma linguagem de programação e atualmente está criando um pre-compilador para C. Também é pesquisador sobre máquinas virtuais de baixo nível (LLVM, JVM, etc,.).